Unilever mostra que atuação sustentável impulsiona crescimento
A Unilever Brasil celebra avanços importantes nos compromissos traçados em 2010, quando lançou o seu plano de sustentabilidade e estabeleceu a visão de gerar crescimento para o negócio, enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto social positivo.
Além de avançar nas metas, a Unilever constatou que inserir a sustentabilidade no coração do negócio também impulsiona o crescimento global da companhia na medida em que diminui custos e riscos ao mesmo tempo em que aumenta a confiança e a credibilidade na empresa e em seus produtos.
De acordo com os resultados do seu Relatório de Sustentabilidade apresentados no ano passado, a companhia diminuiu em 36,09% a emissão de GEE nas manufaturas localizadas no País, nos últimos sete anos, graças ao investimento no uso de energia “limpa” proveniente de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel.
A companhia também vem investindo em iniciativas para aumentar a eficiência energética nas fábricas. No mesmo período (2008 a 2015), a Unilever Brasil adquiriu 19 mil conservadoras “verdes”, que consomem menos energia elétrica do que as conservadoras comuns.
De acordo com Paul Polman, CEO Global da Unilever, a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), com os quais a Unilever teve o prazer em contribuir, promoveu uma estrutura global para solucionar os maiores desafios do mundo pela primeira vez. O primeiro teste dos ODS foi a COP21, quando 190 países aprovaram o histórico Acordo de Paris sobre o clima, direcionando o mundo para uma economia sem carbono.
A Unilever fez a sua parte em ambos os acordos, junto de outras empresas, anunciando a nova meta de nos tornarmos “carbono positivo” em nossas operações até 2030. Esses dois momentos decisivos estabelecem uma visão positiva para o futuro. Ao mesmo tempo, ilustram, mais do que nunca, a importância de modelos de negócio sustentáveis. Eles certamente reafirmam nossa crença na relevância do Plano de Sustentabilidade da Unilever, que age como catalisador de nossas próprias ações, visto que muitas de nossas metas refletem as dos ODS.
Abaixo um pouco mais dos nossos avanços desde o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever:
Uso responsável dos recursos hídricos
Em relação ao tema água, a companhia registrou, entre 2008 e 2015, redução de 38,71% no consumo do recurso em suas manufaturas. Contribuem para essa redução as iniciativas de reuso da água utilizada nas instalações fabris e áreas administrativas, reaproveitamento de efluentes e reforço de ações para a detecção de vazamentos, além de melhorias tecnológicas nas linhas de produção.
Além das ações nas fábricas, a Unilever Brasil também aposta em outras frentes para fomentar o uso responsável da água por toda a sociedade, como o investimento na plataforma de concentrados. Por usar menos água em sua fórmula, esse tipo de produto economiza 40% do recurso em relação a uma unidade regular durante o processo de fabricação.
Menos geração de resíduos e incentivo à reciclagem
Entre 2008 e 2015, a Unilever Brasil reduziu em 95,36% o resíduo gerado por tonelada de produção. Ainda em 2014, a companhia atingiu a marca de Aterro Zero para todas as fábricas instaladas no País e centros de distribuição exclusivos da Unilever Brasil.
Todos os produtos que se tornam impróprios para venda durante a produção, armazenagem ou distribuição são reciclados ou reutilizados de alguma forma. Resíduos de sorvete e Maizena, por exemplo, viram ração, e de Hellmann’s se transformam em adubo. O que não é reciclável é destinado ao coprocessamento – destruição em fornos de cimento, gerando energia ou matéria-prima para a indústria cimenteira. Para atingir esse resultado, as equipes das fábricas buscam alternativas sustentáveis para a destinação de seus resíduos. Nada mais é enviado para aterros sanitários.
A Unilever também foi pioneira ao criar, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, o 1º programa de reciclagem envolvendo indústria e varejo no Brasil, ainda em 2001. O projeto possibilita trabalhar o conceito de logística reversa por meio da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos recicláveis, envolvendo indústria, varejo, consumidores e poder público.
Localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar, as estações recebem papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado. Os materiais recicláveis são doados para as cooperativas parceiras do programa gerando postos de trabalho direto e indireto.
Fornecimento responsável – sustentabilidade em toda a cadeia de valor
A Unilever desenvolveu dois códigos que devem ser seguidos por seus parceiros: a Política de Fornecimento Responsável, lançada em 2014; e o Código de Agricultura Sustentável, lançado em 2010. A política de fornecimento responsável é baseada em 12 princípios fundamentais e deve ser seguida por todas as empresas que fazem negócio com a Unilever. Hoje, 99% dos fornecedores estratégicos da Unilever Brasil (80% do volume de compras) cumprem os requisitos mandatórios da política.
Já o Código de Agricultura Sustentável reúne as boas práticas que os fornecedores devem seguir para garantir o cultivo sustentável de produtos agrícolas. Além de questões relacionadas especificamente à sustentabilidade, o código também leva em consideração aspectos de segurança e bem-estar dos trabalhadores e tem um capítulo específico sobre fornecimento responsável que contém os mesmos 12 princípios fundamentais da Política de Fornecimento Responsável. Para colocar a metodologia em prática, a companhia realiza visitas aos produtores, aconselhamento para melhorias na produção e auditorias sobre condições de trabalho, do uso do solo e da água, clima, biodiversidade local, entre outros.
Os resultados são promissores: mais de 90% das frutas utilizadas pela Unilever são provenientes de fontes sustentáveis, 100% do cacau e da soja são certificados.